Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

6 de outubro de 2015

Evento em Jequié discute Metodologias de Restauração Florestal para o Bioma Caatinga


A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoveu nos dias 01 e 02/10 no auditório da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), uma reunião ampliada do Manual de Restauração no Bioma Caatinga. O objetivo do encontro elaborar parâmetros técnicos das metodologias de restauração florestal do Estado, de forma a aprimorar a qualidade técnica dos Projetos de Recomposição de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA), e contribuir para a melhoria dos processos administrativos relacionados à aprovação e monitoramento dos projetos pelo Inema.

De acordo com o Coordenador na Diretoria de Políticas de Biodiversidade e Floresta (DPBio) da Sema, Pablo Rebelo, o evento tem grande importância para o Estado da Bahia, uma vez que proporciona o amplo diálogo com os principais atores locais, especialistas, restauradores, instituições e órgãos do governo relacionados à restauração florestal e da vegetação nativa no bioma caatinga. "O aprimoramento do Programa de Regularização Ambiental (PRA) e de suas metodologias, certamente contribuiriam para o avanço das ações de políticas públicas e de restauração florestal no estado".

O evento contou com a apresentação dos consultores da empresa de restauração florestal Bioflora, que avaliaram diversas experiências em instituições que vem implantando projetos de recuperação da vegetação nativa da caatinga. "Esse encontro é extremamente importante, tanto do ponto de vista de oferecer recomendações e subsídios técnicos para recuperação dos passivos ambientais nas propriedades rurais, quanto para fortalecer o diálogo sobre a questão da restauração do bioma caatinga", explicou a coordenadora Geral das Equipes do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (Lerf) e Bioflora, Júlia Raquel Magueira. "Este bioma vem sendo continuamente degradado e de forma muitas vezes silenciosa, o que aumenta a importância de momentos de discussão como este evento", disse, afirmando que todos os debates que aconteceram aqui servirão como base para nortear as ações de restauração do bioma e para gerar demandas tanto de pesquisa quanto para fortalecer toda a cadeia da restauração.

Segundo a Especialista em Restauração da The Nature Conservancy Brasil (TNC), Vanessa Jó Girão, a ação foi de grande relevância, ainda mais por tratar do bioma caatinga, que é tão pouco discutido e ao mesmo tempo abrange a maior parte do estado da Bahia. "Acreditamos muito nesse projeto, com parceria da Sema/Inema, que permite ampliar a escala e qualidade das ações de restauração, muito também por ter participação de diversas instituições e interessados no tema".

Fonte: Ascom/Sema 






Nenhum comentário:

Postar um comentário