Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

17 de junho de 2017

Alerta sobre o carrapato estrela na Barragem da Pedra



Se alguém ainda não foi vítima do ataque de  carrapato estrela (Amblyomma cajennense) certamente o será ao andar pela beira do lago da barragem da pedra pois a vegetação ciliar está infestado pelos carrapatos. Foram trazidos pelas capivaras (Hidrochoerus hydrochaeris)  que há mais de um ano chegaram a região em busca de alimentos das hortas cultivadas e dessedentação. Segundo relatos de moradores locais, fugiram de um criadouro na região do Castanhão e/ou foram soltas pelos órgãos ambientais em áreas de soltura a montante da barragem. Na mata ciliar, elas deixam os carrapatos fixado nas plantas onde acomete os hospedeiros principalmente o ser humano que passa pela beira do lago.

Os carrapatos estrelas se infectados pela bactéria (Rickettsia rickettsii) provoca a doença da Febre Maculosa. Ainda não há registros da febre aqui na região, mas relatos de pessoas da comunidade, pescadores e ribeirinhos que foram picados pelo aracnídeo.

Por isso, chamamos através deste post a atenção de moradores locais, comunidades ribeirinhas, pescadores bem como autoridades, órgãos ambientais, da vigilância epidemiológica e sanitária para o enfrentamento do problema nesta área de uso múltiplo da comunidade e população Jequieense.

Para saber mais acesse os post abaixo de pesquisadores da USP/ESALQ de Piracicaba esclarecem a população local onde a doença já afetou pessoas, inclusive com registro de óbitos.


http://www.esalq.usp.br/instituicao/docs/esclarecimentos.pdf
http://www.coisaspraver.com/2012/08/fotos-de-carrapatos-estrela.html


... conheça-um-pouco-sobre-os-animais: CAPIVARA: o maior roedor do Mundo



Um comentário: