Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

16 de julho de 2013

Transporte de produtos perigosos fica até o fim do mês em consulta pública

Divulgação









Em tempos em que a sociedade anda cobrando maior participação dos cidadãos nas decisões sobre políticas públicas que afetam a vida de milhões de brasileiros pelo país afora, uma importante oportunidade está aberta a quem quiser dar sua contribuição, com críticas ou sugestões.

Desde o dia 1º de julho, está aberto para consulta pública na internet, no endereçowww.ibama.gov.br/servicos/consulta-publica, o novo Sistema Nacional de Transporte de Produtos Perigosos (SNTPP). As opiniões podem ser encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama até 31 de julho, enviadas para o e-mail sistematransporte.sede@ibama.gov.br.
O novo Sistema atende ao disposto na Lei Complementar nº 140, de 08 de dezembro de 2011, que atribuiu ao órgão federal o controle ambiental do transporte marítimo e terrestre (rodoviário e ferroviário) interestadual de produtos perigosos. 

As diretrizes do SNTPP foram estabelecidas por grupo de trabalho composto por integrantes de diversos setores do Ibama e foram apresentadas ao público no último dia 28 de junho, no auditório do órgão, em Brasília. Após sua regulamentação, substituirá a Instrução Normativa nº 05, de 09 de maio de 2012, atualmente em vigor.
 
A iniciativa reveste-se de grande importância para a área ambiental, uma vez que aprimorar este sistema significa ampliar as informações sobre a cadeia complexa de produtos perigosos que circulam no país e subsidiar o gerenciamento de riscos com dados que permitirão a melhoria da prevenção e rapidez da resposta aos acidentes ambientais.


Licenciamento ambiental também pode ser debatido
Outro tema que o Ibama colocou na internet para que a sociedade possa se manifestar a respeito é motivo de muitas queixas por parte do empresariado de todo o país: o licenciamento ambiental. As contribuições oferecerão subsídios para aperfeiçoar o desenvolvimento do módulo Área do Empreendedor, que integrará o SIGA (Sistema Integrado de Gestão Ambiental), e respectivo Guia Prático LAF (Licenciamento Ambiental Federal) 01: Orientações sobre a Área do Empreendedor e procedimentos para Solicitação de Licenciamento.
O módulo Área do Empreendedor do SIGA será o canal oficial para formalizar requerimentos e acompanhar os processos do Licenciamento Ambiental Federal - LAF. As solicitações de licenciamento deverão ser formalizadas na Área do Empreendedor por meio do preenchimento da Ficha de Caracterização de Atividade – FCA, que é o formulário eletrônico a ser preenchido para solicitar o licenciamento ambiental de um projeto (atividade/empreendimento).
O Guia Prático LAF 01 contém instruções detalhadas sobre como acessar e utilizar as funcionalidades do módulo Área do Empreendedor. Este guia apresenta também orientações para o preenchimento da Ficha de Caracterização de Atividade - FCA, e contém anexos que apresentam a caracterização dos setores, bem como de suas tipologias e elementos que integram os arranjos conceituais dos projetos sujeitos ao LAF.
As tipologias de empreendimento estão reunidas por setores, e cada um destes possui um anexo específico no Guia: Anexo I - Setor de Energia; Anexo II - Setor de Mineração; Anexo III - Setor de Petróleo e Gás; Anexo IV - Setor Nuclear/Radioativo; Anexo V - Setor de Transporte; Anexo VI - Setor de Recursos Hídricos; e Anexo VII - Outros Setores.
O acesso e teste do módulo Área do Empreendedor pode ser feito no endereço siga.ibama.gov.br. Importante: durante o teste do sistema, para preencher uma FCA e cadastrar os responsáveis técnicos, realize a busca por nomes utilizando pelo menos três letras e utilize um dos registros de pessoa física exibidos. O envio de contribuições e comentários deverá ser realizado por meio do Formulário para contribuições ao desenvolvimento do SIGA, a ser enviado ao e-mail siga@ibama.gov.br também até 31 de julho.
extraído de Folha Vitória


14 de julho de 2013

100 Influential Papers


    *100 Influential Papers*
    A Sociedade Britânica de Ecologia pediu a alguns dos mais renomados cientistas da área que selecionassem alguns dos artigos de maior influência em suas carreiras, publicados nos últimos 100 anos. 
    O resultado foi uma lista fascinante de artigos comentados, e muitos disponíveis para download, confiram.
    www.festivalofecology.org
     

5 de julho de 2013

Semana de Biologia UESB Jequié

O Departamento de Ciências Biológicas e o Colegiado de Ciências Biológicas vêm desde 2004 promovendo continuamente a SEMBio – SEMANA DE BIOLOGIA/UESB, no campus Jequié. Para 2013 pretende-se realizar este evento de 22 à 24 de julho de 2013.
O Intuito da Semana de Biologia (SEMBio) é ampliar as discussões sobre temas pertinentes às Ciências Biológicas, na interface com outras áreas, mediante a difusão de conhecimentos produzidos por meio de atividades de pesquisa e extensão. Neste ano, o tema da SEMBio será: Diversidade Biológica: estratégias, reflexões e desafios para a conservação, pois se espera promover a reflexão e sensibilização da comunidade interna e externa a respeito dos temas pertinentes relativos à conservação da biodiversidade.
O evento contará com a participação de palestrantes de diferentes regiões do Estado, dos discentes do curso de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), discentes mestrandos de Biodiversidade e Conservação, e dos profissionais e educandos de outras instituições de educação fundamental, ensino médio e superior de Jequié e região.



3 de julho de 2013

Curso Vigilancia da Qualidade da Agua para Consumo Humano

O Instituto de Estudos em Saude Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ), instituicao integrante da Universidade Aberta do Sistema Unico de Saude (UNA-SUS),
programa instituido pela Secretaria de Gestao do Trabalho e da Educacao na Saude (SGTES) do Ministerio da Saude, em parceria com a Organizacao Pan-Americana de Saude (OPAS-OMS), informa que o Edital de selecao de alunos para o Curso de Capacitacao a Distancia em Vigilancia da Qualidade da Agua para Consumo Humano foi publicado no Boletim UFRJ de 20 de Junho de 2013 e as inscricoes estarao abertas a partir do dia 02 de Julho e ate o dia 07 de agosto de 2013.
O curso sera oferecido de forma gratuita e integralmente na modalidade online, tera carga horaria de 80 horas, distribuidas em 4 modulos e com duracao prevista de 10 semanas.
Serao disponibilizadas 350 vagas, destinadas aos profissionais com formacao de nivel superior que trabalhem em orgaos publicos federais, estaduais e mun icipais, da area de vigilancia em saude e responsaveis pela execucao das acoes de Vigilancia da Qualidade da Agua para Consumo Humano.
Informacoes adicionais sobre o curso poderao ser obtidas pelo endereco eletronico http://www.iesc.ufrj.br/portalead
Atenciosamente,
LABEaD/IESC/UFRJ