Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

25 de outubro de 2013

Audiência Pública do Zoneamento Econômico - Ecológico (ZEE) do Território da Bacia do Médio Rio das Contas



A  Audiência Pública do Zoneamento Econômico - Ecológico (ZEE)  do Território da Bacia do Médio Rio das Contas/Vitória da Conquista/Médio Sudoeste da Bahia/Sertão Produtivo  será em Jequié no dia  25 de novembro ( segunda), na  UESB Endereço: R.José Moreira Sobrinho, Jequiezinho, segundo o Edital de convocação das Audiências Públicas sobre o a proposta de Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado da Bahia (ZEE-BA). 





A Secretaria do Planejamento – SEPLAN e a Secretaria do Meio Ambiente - SEMA, no uso das atribuições definidas pelo Decreto no. 14.024/2013 (art. 27-F, §2º), convocam audiências públicas para discutir a proposta de Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE do Estado da Bahia, doravante denominado de "ZEE preliminar", a serem realizadas de acordo com as regras previstas neste Edital e na Lei Estadual nº 12.209/2011 9 (art. 26).

1. O Zoneamento Ecológico-Econômico - ZEE é um dos instrumentos estratégicos de planejamento e ordenamento territorial, necessário à implementação das políticas nacional e estadual do meio ambiente, cujas diretrizes e critérios passam a nortear as políticas públicas estaduais voltadas ao desenvolvimento socioeconômico sustentável e à promoção do bem-estar da população, fundamentado nos termos da Lei Federal nº. 6.938/1981 (art. 9º, II), da Lei Estadual nº. 10.431/2006 (arts. 17 e 18), do Decreto Federal  nº. 4.297/2002 e dos Decretos Estaduais nºs 14.024/2013 e 9.091/2004.

2. As audiências terão por objetivo apresentar o ZEE preliminar à sociedade, a fim de dirimir dúvidas, e obter contribuições para aprimoramento do seu conteúdo, dando início ao processo de apropriação social, fundamental à gestão participativa e à implementação do referido instrumento.

3. As audiências serão públicas e abertas à participação dos diversos setores da sociedade civil e das instituições públicas dos diversos Poderes, independente de inscrição prévia, sendo assegurado a todos o amplo direito de expressão, mediante manifestação oral ou por escrito, observados os seguintes aspectos:
I - as manifestações orais observarão a ordem sequencial de registro da intenção para manifestação, devendo informar o nome do participante;

II - o tempo para manifestação oral será definido em função do número de participantes, não sendo inferior a 3 (três) minutos;

III - o participante poderá reformular ou complementar oralmente sua manifestação inicial, bastando para isto novo registro da intenção de manifestação oral, durante a audiência pública.

4. Para melhor desenvolvimento das audiências, a Administração Estadual disponibilizará os documentos que constituem o ZEE preliminar por meio do sitewww.zee.ba.gov.br que podem ser acessados por todos os interessados a partir da publicação deste Edital.
5.Todas as audiências públicas realizar-se-ão em dois turnos, de 8h30 às 12h30 e de 14h30 às 17h00, e terão a seguinte dinâmica:
Horários Programação 8h30 – 9h00 Registro de presença e identificação do participante.

9h00 – 9h10 Abertura da audiência pública, com a apresentação dos representantes da SEPLAN e da SEMA e informações acerca da metodologia dos trabalhos.

9h10 – 9h40 Apresentação do ZEE preliminar.
9h40 – 10h00 Formação de subgrupos pelo critério das principais Zonas Ecológicas- Econômicas interceptadas pelos territórios de identidade envolvidos.
10h00 – 12h30 Discussão nos subgrupos.
14h30 – 15h10 Apresentação em plenária das contribuições dos subgrupos, registrando os pontos consensuais e divergentes.
15h10 – 16h50 Discussão em plenária.
16h50 – 17h00 Considerações finais e encerramento da audiência pública.
5.1. A coordenação e a relatoria dos subgrupos ficarão sob a responsabilidade dos representantes da SEMA e da SEPLAN.

5.2. As manifestações orais e por escrito serão respondidas pelos 22/10/13 Diário Oficial: Bahia
www.egba.ba.gov.br/diario/_DODia/DO_frm0.html 3/4 representantes da SEMA e SEPLAN durante a audiência pública. Caso não seja possível responder a todos os questionamentos, as respostas serão
encaminhadas posteriormente para o endereço eletrônico do participante (registrado no formulário de identificação), que poderão ser comuns a todas as alegações substancialmente iguais.

6. As audiências públicas serão gravadas por meios eletrônicos, assegurando-se aos interessados o direito à obtenção de uma cópia do que foi gravado, mediante o pagamento do custo de reprodução correspondente. 

7. As contribuições consensuais oriundas das plenárias finais das audiências públicas serão reunidas em relatório e apreciadas pela Comissão Especial ZEE/BA e, no que couber, poderão ser incorporadas ao documento sistematizado do ZEE preliminar, de acordo com o que dispõem o Decreto Estadual nº 9.091/2004, e o Decreto Federal nº 4.297/2002.

8. As audiências públicas serão realizadas de acordo com a programação descrita no Anexo I deste Edital.

Outras audiências acontecerão em outros territórios:

Irecê/Piemonte da Diamantina /Chapada Diamantina/Seabra
12/nov terça UNEB Rua Padre Justiniano Costa, s/n, Boa Vista. Seabra.
Bacia do Jacuípe/Piemonte do Paraguaçu/Portal do Sertão/Vale do Jiquiriçá/Feira de Santana
14/nov quinta Centro Comunitário Ederval Fernandes Falcão Rua Deraldo
Alves Costa, 171, Baraúnas. Feira de Santana.
Itaparica/Piemonte Norte do Itapicuru/Sertão do São Francisco/Juazeiro
19/nov terça UNEB Av. Dr. Chastinet Guimarães, s/n, São Geraldo.  Juazeiro.
Bacia do Rio  Corrente/Bacia do Rio Grande Barreiras
20/nov quarta Hotel Solar das Mangueiras Av. Aylon Macedo, n° 2000,Barreiras.

Agreste de Alagoinhas-Litoral Norte/Semi-árido Nordeste II/Sisal Alagoinhas 
21/nov quinta Hotel Áster Rua Dantas Bião, 678,Alagoinhas.

Velho Chico/Bacia do Paramirim Ibotirama
22/nov sexta Hotel Serra do Rio Rodovia BR 242, KM 831.Ibotirama.

RMS/Recôncavo/Baixo Sul Salvador
27/nov quarta Hotel Sol Bahia Rua Manoel Antônio Galvão, 1075, Patamares. Salvador.

Costa do Descobrimento/Litoral Sul/Extremo Sul Porto Seguro
29/nov sexta Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento Rodovia BR 367, KM 10. Porto Seguro.

Salvador, 21 de outubro de 2013.
José Sérgio Gabrielli de Azevedo
Secretário do Planejamento
Eugênio Spengler
Secretário do Meio Ambiente



Mais informações em http://www.zee.ba.gov.br/zee/index.php

16 de outubro de 2013

Palestras na SEMBIO/UFBA

UFBA Convida para Acta2013, 8ª Sembio e Seminários Novos e Velhos Saberes


PROGRAMAÇÃO:
Obs.: Todas as palestras ocorrerão na Sala de Vídeo do Pavilhão de Aulas da Federação Nº 3 (Paf3). Campus de Ondina.
Dia 24 de outubro, 14h00 às 16h00
Título da Palestra: Investigações de Naturezas na Cidade
Palestrante: Prof. Dr. Pedro Dultra Britto, Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás
Mediador: Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani
Resumo
“Investigações de Naturezas na Cidade” faz parte de uma pesquisa sobre os vínculos e experiências de natureza que a cidade propicia. Serão mostrados alguns casos na forma de episódios – analisados sob a perspectiva da política, filosofia e do urbanismo – demonstrando como determinadas práticas e arranjos atuais possuem implicações estéticas, éticas e políticas, assim como configuram situações promotoras de bem estar e satisfação em determinados episódios, mas também de risco, degradação e morte em outros. A pesquisa foi iniciada no âmbito da confecção de uma tese de doutorado defendida em 2013 no PPGAU/Ufba e segue em desenvolvimento no Departamento de Urbanismo da Fav/UFG.
Dia 24 de outubro, 16h30 às 18h30
Título da Palestra: Água: do fosso do conhecimento à fossa da gestão
Palestrante: Prof. Dr. Eduardo Mendes da Silva, Instituto de Biologia da Ufba
Mediador: MsC. Júlia Carina Niemeyer
Resumo
Apesar de sua existência estar ligada apenas à uma tênue película no planeta Terra, a água doce é o vetor determinante da existência dos humanos no planeta. A água tem sido também foco de muitos estudos, já os primeiros estudos ecológicos tiveram origem nos lagos e desde então uma quantidade de informação considerável tem sido gerada. Entretanto, políticos e gestores ambientais não têm aproveitado este acúmulo de conhecimentos, tanto mundialmente, como nacionalmente falando. A palestra mostra que ainda existe um deserto entre o conhecimento acumulado em um lado e as práticas de gestão ambiental, no outro.
Dia 25 de outubro, 10h30 às 12h30
Título da Palestra: Simões Filho (Ba), o município mais violento do Brasil: Pode a contaminação por manganês ter associação?
Palestrante: Prof. Dr. Antônio Menezes Filho, Faculdade de Farmácia da Ufba
Mediador: Eduardo Mendes da Silva
Resumo
O mapa da violência, recentemente publicado pelo Cebela, traz o município de Simões Filho como o primeiro na classificação das mortes violentas com armas de fogo. Nossos dados têm apontado alto grau de contaminação por manganês(Mn), um micronutriente que em excesso é neurotóxico, nas comunidades circunvizinhas da eletrometalurgica. Muitos trabalhos têm encontrado associação entre níveis elevados de Mn e aumento de agressividade em adultos e crianças. Teria a contaminação por esse metal alguma contribuição nessa mazela em Simões Filho?
Dia 25 de outubro, 14h00 às 16h00
Título da Palestra: Educação ambiental e questões urbanas: desafios da prática educativa em metrópoles
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Frederico Loureiro, Faculdade de Educação da UFRJ
Mediador: Eduardo Mendes da Silva
Resumo
A especificidade da educação ambiental em capitais e grandes centros urbanos, seus desafios conceituais e metodológicos, e integração curricular e processos educativos em espaços de gestão ambiental: possibilidades práticas de atuação, serão apresentados e discutidos.


3 de outubro de 2013

Apreensão de Canários-da-Terra é uma constante na Bahia pela PRF

A apreensão de animais silvestres, principalmente aves da espécie Canário-da-terra (Sicalis flaveola) tem sido constantemente capturado pela PRF e encaminhadas ao Cetas/IBAMA.

Nesta semana, em Feira de Santana, no Posto PRF de Humildes, no KM 173 da BR 101 foram capturadas 1.500 espécimes desta ave. 


A Operação conjunta deflagrada no dia 26/09, envolvendo a Polícia Rodoviária Federal e a ADAB – Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, abordou o veículo caminhonete GM/Chevrolet D20 com placas do Estado de Pernambuco, quando os policiais suspeitaram do veículo e iniciaram a revista, encontrando os pássaros em diversas gaiolas.


O condutor , que já havia sido flagrado em crimes ambientais outras duas vezes em Recife/PE, informou que levaria os pássaros de Santo Antônio de Jesus para Paulo Afonso/BA. As aves foram encaminhadas ao Cetas/IBAMA e os condutores foram encaminhado para o Complexo Policial de Feira de Santana, onde foi lavrado o flagrante.






Fonte: ASCOM PRF