Educação Ambiental
Não obstante a diversidade de concepções de educação ambiental formuladas por vários autores, todas elas enfatizam a necessidade de uma participação mais ativa do individuo em relação ao meio ambiente de que faz parte, contribuindo com uma visão mais crítica das questões ambientais.
De acordo com Reigota (1994), a educação ambiental deve ser entendida como educação política, no sentido de que ela necessita da participação de cidadãos preparando-os para exigir justiça social, cidadania nacional e planetária, autogestão e ética nas relações sociais e com a natureza. Para o autor, a educação ambiental deve orientar-se para a comunidade, procurando incentivar o indivíduo a atuar na resolução dos problemas no contexto de sua realidade específica.
Alguns artigos de autores que concebem a educação ambiental de uma maneira crítica são exibidos abaixo:
Naná Mininni Medina
Breve histórico da Educação Ambiental
TOZONI-REIS
Temas Ambientais como "Temas Geradores"
PEDRO JACOBI
Educação Ambiental: O desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo
Educação Ambiental: Cidadania e Sustentabilidade
MARCOS SORRENTINO
Conceitos e Práticas da Educação Ambiental no Brasil (com Diversos Autores)
A Educação Ambiental como Educação Pública
A Educação Ambiental como Política Pública: Reflexões sobre seu Financiamento
MAURO GUIMARÃES e outros
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia
Livro VI Fórum de Educação Ambiental
IN IBAMA - Educação Ambiental no LIcenciamento
Naná Mininni Medina
Breve histórico da Educação Ambiental
TOZONI-REIS
Temas Ambientais como "Temas Geradores"
PEDRO JACOBI
Educação Ambiental: O desafio da construção de um pensamento crítico, complexo e reflexivo
Educação Ambiental: Cidadania e Sustentabilidade
MARCOS SORRENTINO
Conceitos e Práticas da Educação Ambiental no Brasil (com Diversos Autores)
A Educação Ambiental como Educação Pública
A Educação Ambiental como Política Pública: Reflexões sobre seu Financiamento
MAURO GUIMARÃES e outros
Educadores ambientais nas escolas: as redes como estratégia
Livro VI Fórum de Educação Ambiental
IN IBAMA - Educação Ambiental no LIcenciamento
Estudos Ambientais
RIMAS
RIMA - Empreendimento Costa azul (Alternativas Locacionais)
RIMA - Empreendimento Costa azul (Matriz de Impactos)
RIMA Bensal
RIMA Vanádio Maracás
RIMA FERBASA
RIMA TERMOELETRICA BARRA DO ROCHA
RIMA TERMOELETRICA SUL BAHIA
RIMA VERACEL
RIMA GENTIO DO OURO E XIQUE-XIQUE
RIMA ESPAÇO XXI
OUTROS (INEMA BA)
RIMA Aeroporto Guarulhos (SP)
RIMA Aterro Sanitário João Pessoa (PB)
RIMA Gasoduto Campina Grande (PB)
RIMA Moinho Tambaú (PB)
RIMA TECOP (PB)
RIMA Destilaria Jacuípe (PB)
RIMA Eco Vilas (PB)
RIMA Angra 3
RIMA Porto Paranaguá e Antonina (PR)
RIMA Perfuração Marítima -Bacia do Potiguar
RIMA GLP BAÍA DE GUANABARA - PETROBRÁS (RJ)
DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS
Faunísticos
RIMA FERBASA
RIMA TERMOELETRICA BARRA DO ROCHA
RIMA TERMOELETRICA SUL BAHIA
RIMA VERACEL
RIMA GENTIO DO OURO E XIQUE-XIQUE
RIMA ESPAÇO XXI
OUTROS (INEMA BA)
OUTROS ESTADOS
RIMA Aeroporto Guarulhos (SP)
RIMA Aterro Sanitário João Pessoa (PB)
RIMA Gasoduto Campina Grande (PB)
RIMA Moinho Tambaú (PB)
RIMA TECOP (PB)
RIMA Destilaria Jacuípe (PB)
RIMA Eco Vilas (PB)
RIMA Angra 3
RIMA Porto Paranaguá e Antonina (PR)
RIMA Perfuração Marítima -Bacia do Potiguar
RIMA GLP BAÍA DE GUANABARA - PETROBRÁS (RJ)
DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS
Faunísticos
Ecológicos
Meio Biótico Pontal do Paranapanema (SP)
ZONEAMENTOS
APA Carste de Lagoa Santa (MG)
ESTUDOS TÉCNICOS
UC Juréia-Itatins (SP)
Mata Atlântica e Biodiversidade (BA)
Porto Sul (BA)
Meio Biótico Pontal do Paranapanema (SP)
ZONEAMENTOS
APA Carste de Lagoa Santa (MG)
ESTUDOS TÉCNICOS
UC Juréia-Itatins (SP)
Mata Atlântica e Biodiversidade (BA)
Porto Sul (BA)