Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

21 de maio de 2016

Participe do concurso cultural Wiki Loves Earth Brasil 2016

Tucanoçu - Ramphastos toco 06.jpg
Submeta seus vídeos e fotos sobre o patrimônio natural Brasileiro e concorra a R$10.000 em prêmios

Confira o regulamento do concurso!

Wiki Loves Earth é um concurso cultural internacional que visa a incorporação de fotos dos principais patrimônios naturais do mundo no Wikimedia Commons, incentivando fotógrafos e entusiastas a contribuirem com imagens para a ilustração de artigos da Wikipédia e demais projetos mantidos pela Wikimedia Foundation.
O concurso teve a sua primeira edição em 2013, organizado pela Wikimedia Ucrânia e a partir de então ganhou o mundo, sendo organizado em vários países, incluindo o Brasil a partir de 2014.
Neste ano, além do concurso fotográfico, estamos incluindo uma categoria de vídeos em caráter experimental. Então, além de fotografias, os participantes poderão enviar vídeos aéreos, vídeos panorâmicos, vídeos de observação animal e detalhes da flora e fauna para concorrerem em uma nova categoria do concurso.
Basicamente, o WLE é dividido em duas etapas:
  1. Etapa Nacional
    • Datas: Envio de fotos entre os dias 7 de Maio a 30 de junho de 2016 com o anúncio dos vencedores no dia 31 de julho de 2016, neste ano também incluímos a categoria de vídeos.
    • Descrição: Nesta etapa serão selecionadas as 10 melhores fotos que serão enviadas para concorrer na etapa internacional e serão eleitos os melhores vídeos, que receberão a premiação nacional.
  2. Etapa Internacional
    • Datas: A partir do dia 1 de julho de 2016
    • Descrição: Nesta etapa as 10 melhores fotos de cada país serão avaliadas por um júri internacional para eleger as 10 melhores fotos do mundo com anúncio previsto para 15 de setembro.
Obs: Os vídeos não fazem parte da etapa internacional.
Em 2014 o WLE Brasil contou com a participação de 950 fotógrafos de todos os cantos do país e foram carregadas cerca de 7.000 fotos até o término do concurso noWikimedia Commons.
A foto vencedora da etapa brasileira foi eleita a segunda melhor foto na etapa internacional e também foi eleita como a sétima melhor foto no concurso Foto do Ano de 2014 no Wikimedia Commons em 2014.
Além da grande visibilidade e matérias publicadas em vários canais de notícias online, as 10 melhores fotos foram publicadas na Edição de Agosto da Revista Fotografe Melhor da Editora Europa, Londres. Para fechar a edição de 2014, realizamos umaexposição fotográfica durante o evento Paraty em Foco na Casa da Cultura de Paraty.
Em 2015 o WLE Brasil contou com a participação de 1935 fotógrafos e mais de 12.000 fotos foram carregadas no Wikimedia Commons.
Este ano pretendemos ampliar ainda mais nossos resultados, atraindo mais colaboradores e milhares de fotos e vídeos de alta qualidade para ilustrar a Wikipédia!
Acompanhem as novidades do concurso pelo link:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Wiki_Loves_Earth_2016/Brasil/Lista/Bahia

5 de maio de 2016

PRORROGAÇÃO DO CAR PARA PEQUENOS PRODUTORES ATÉ 2017

Pequenos poderão fazer CAR até maio de 2017

04/05/2016
Pequenos poderão fazer CAR até maio de 2017
Pequenos poderão fazer CAR até maio de 2017
Medida Provisória editada pela presidência prorroga inscrição no CAR, com direito aos benefícios, por mais um ano para imóveis com até quatro módulos fiscais

Uma medida provisória assinada pela presidente da República, Dilma Rousseff, prorrogou para o dia 05 de maio de 2017 o prazo para que os imóveis com até quatro módulos fiscais façam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com direito aos benefícios trazidos pelo Código Florestal, Lei N° 12.651/2012. A MP N° 724 foi publicada no Diário Oficial de hoje, 05/05.
A prorrogação dos benefícios associados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA) vale apenas para as propriedades ou posses rurais com menos de quatro módulos fiscais, unidade de medida que varia de acordo com o município do país, indo de 5 a 110 hectares.
Segundo o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão do CAR, Raimundo Deusdará, a medida foi uma maneira de ampliar a inclusão dos agricultores familiares, tendo em vista que estes, conforme o Código Florestal, tem direito a apoio do Poder Público. “Uma característica do novo Código é tratar os diferentes de maneira diferente. Com a prorrogação do prazo, teremos mais um ano para prestar apoio aos pequenos, conforme previsto na Lei”, afirmou.
Deusdará explica que o Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) continuará disponível para todos os proprietários ou possuidores, contudo, os cadastros de imóveis com mais de quatro módulos fiscais que forem feitos após o dia 05/05/2016 não terão acesso aos benefícios vinculados ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Sobre os números do CAR, o diretor conta que a expectativa é que mais de três milhões de imóveis rurais façam o cadastro e que a área cadastrada alcance 330 milhões de hectares até o final do dia de hoje (05/05). Área que corresponde a quase dez vezes o tamanho da Alemanha.
“É importante ressaltar que, mesmo encerrado o prazo para ter direito aos benefícios associados ao PRA, os proprietários de imóveis com mais de 4 módulos fiscais devem fazer o cadastro. A inscrição no CAR será exigida pelas instituições financeiras para concessão de crédito agrícola e também dá ao produtor acesso aos mercados que já vem exigindo o cadastro com comprovação da regularidade ambiental”, explica.
Deusdará informa também que a partir das 0h do dia 06/05 o SiCAR passará por manutenção e o cadastramento estará temporariamente indisponível.
Confira aqui a tabela com a relação do módulo fiscal por município.

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/pequenos-poderao-fazer-car-ate-maio-de-2017