Postagem em destaque

O biólogo frente aos estudos ambientais

A complexidade das questões ambientais requer o conhecimento e interação de diferentes profissionais de ramos da ciência. Os biólogos são os...

16 de junho de 2015

POLÊMICAS SOBRE A GRATUIDADE DO CAR

Capa_Post_polemicas_gratuidadeOlá,
Hoje nosso post é sobre um assunto muito polêmico, e que está sendo comentado por diversas pessoas, principalmente por prestadores do serviço, nas redes sociais.
O Ministério do Meio Ambiente -MMA publicou a seguinte nota: “MMA alerta: CAR não pode ser cobrado!” e ainda como subtítulo, a notícia  informava que o “Ministério do Meio Ambiente capacitou mais de 30 mil pessoas para ajudar a fazer o registro pela internet. Quem tiver dificuldade pode buscar auxílio em sindicatos, cooperativas e órgãos públicos”.
O título da nota já foi modificado e agora está “MMA alerta: o sistema CAR é gratuito.”

Bota polêmico nisso.Polêmico?!?!
Enquanto muitos profissionais vestem a camisa do meio ambiente e se comprometem a atender centenas ou milhares de demandas para o cadastramento de propriedades agrícolas no CAR – Cadastro Ambiental Rural, o governo simplesmente solta uma notícia que coloca todos os prestadores deste tipo de serviço em maus lençóis. Os profissionais estão ERRADOS por cobrarem para realizar um trabalho altamente técnico, já que envolve geotecnologias, e que demanda um bom tempo para ser executado?
Vamos à alguns fatos importantes!
Primeiro o CapCAR! O governo cita que formou mais de 30 mil pessoas com o curso, e que esse número é suficiente para atender a todos os proprietários, sem cobrar nada, pois o curso foi gratuito. Nós da Agrosig já publicamos um artigo comentando sobre esse curso, e deixamos bem claro que o CapCAR deu muita ênfase na legislação e no cadastro no sistema SiCAR, mas deixou muito a desejar na área de geotecnologias, principalmente com exercícios práticos para a preparação dos arquivos georreferenciados que devem ser inseridos no sistema. Ignorar essa etapa, que aqui na Agrosig chamamos de PRÉ-CAR, é ignorar as consequências de um CAR com informações erradas para o governo, mas principalmente para os proprietários. Retificar um CAR pode ser mais caro que fazê-lo corretamente uma só vez.
O MMA deixa claro que se informações forem inseridas de maneira errada, o cadastro será invalidado ou terá que ser retificado. Aqui fica fácil saber quem pagará essa conta no futuro, os proprietários! Se o CAR for feito por uma pessoa despreparada, é grande a chance de que algo saia errado, e assim o proprietário, que é o responsável pelo cadastramento, será punido e terá maiores problemas do que se ele tivesse contratado um profissional para cadastrar a sua propriedade.
Há diversas ferramentas de processamento de imagens de satélite, além de muitos termos que são desconhecidos para proprietários e pessoas leigas, por isso é muito complicado você deixar nas mãos de qualquer pessoa, um assunto que é considerado de grande importância para o governo e para o futuro ambiental do Brasil.
O que adianta ter conhecimento da legislação e na manipulação do sistema SiCAR e não saber preparar os arquivos georreferenciados? Fica a dúvida!
Um outro fato, já comentado em nosso blog, é sobre o pedido de obrigatoriedade de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) para o CAR, feito pelos engenheiros. Veja em nosso post as justificativas para que isso se torne realidade, porém, vamos falar dos principais. O CAR é um instrumento de regularização ambiental importantíssimo e que será usado pelo governo para avaliar a situação ambiental do Brasil. Os procedimentos de inscrição do imóvel deve ser feito com requisitos técnicos de representação geográfica a partir de imagens georreferenciadas e arquivos digitais por meio de importação de arquivos de um sistema de referência específico (SIRGAS 2000) e o sistema de coordenada geográfica ou de projeção UTM. Vocês acham que pessoas sem o conhecimento sobre esse assunto sabem o que é um sistema de referência SIRGAS 2000 e como utilizar esse conhecimento nos arquivos georreferenciados que deverão ser adicionados no CAR? Achamos que não!
O Diretor e Co-Fundador da Agrosig Brasil, Luiz Eduardo Faria, deu uma palestra na Conferência MundoGEO#ConnectLatinAmerica2015, em São Paulo, falando do preço justo para serviços de Cadastro Ambiental Rural. Nessa palestra, Luiz ensina a calcular o preço, expõe os processos envolvidos neste serviço e as variáveis mais importantes que compõe o preço final. Baixe o material educativo aqui e saiba o quanto uma empresa gasta para atender e prestar um serviço de qualidade, além disso, você receberá uma planilha que facilitará no cálculo para cobrança de serviços referentes ao Cadastro Ambiental Rural.
Bom meus amigos, alguns parâmetros foram colocados aqui nesse post e cada pessoa deve formar a sua opinião sobre o assunto, que é de certa forma polêmico, mas que deixa claro a importância do serviço ser bem feito e ser feito da maneira correta, acima de tudo.
Sendo assim, do que adianta ficar soltando notícias de  que o CAR deve ser gratuito, se não tem pessoas suficiente e realmente capacitadas para fazer esse serviço. E se essas são realmente capacitadas, vocês acreditam que não irão cobrar nada? Se a pessoa se capacitou, se dedicou e estudou sobre o assunto, tenho certeza de que não fará um serviço totalmente técnico de graça!
Aqui fica a questão! O governo joga contra os profissionais? Porque não cadastram todos os prestadores desse serviço e se comunicam diretamente com eles, fornecendo orientações e acompanhando o que tem sido feito?
O meio ambiente agradece pelas informações corretas fornecidas a seu respeito!
Até a próxima!
Equipe Agrosig Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário